Vol. 7 (1): 1-1 | 2020

Editorial


Prof. Antonio Carlos Lima Pompeo

Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (2020-21)

Prof. Livre Docente-USP – Fac. Med. S. Paulo
Prof. Titular de Urologia da Fac. Med. do ABC
Titular da Academia de Medicina de S. Paulo, São Paulo, Brasil


 

A formação integral de residentes em urologia constitui um dos objetivos importantes da Sociedade Brasileira de Urologia. Neste particular sua atuação e ampla e passa, entre outras, pelo credenciamento dos serviços de residência, monitorização dos mesmos com visitas periódicas utilizando checklists padrão que incluem entrevistas particulares com os residentes que tem liberdade total de expressão. Estas reuniões resultam em relatórios, cuja avaliação pode levar a mudanças significativas do programa ou mesmo o seu cancelamento. Ao termino da residência, a SBU elabora um exame que confere aos aprovados o título de especialista que os credenciam verdadeiramente a atuar na pratica urológica, sendo comumente indispensável no critério de seleção das entidades de prestação de serviços médicos.
O programa TARGET – treinamento avançado de residentes e outra atuação que, em reuniões online, são apresentados temas relevantes da especialidade, com discussões de casos clínicos, levando em consideração os guidelines das principais sociedades internacionais. Nestas os residentes são os protagonistas, apresentam os casos, interagem com os palestrantes, fatores que colaboram para sua formação e também para treinamento de comunicação.
A revista eletrônica RECET tem o apoio da SBU e se destina aos residentes, abrindo espaços para publicações sobre vários temas como artigos de revisão, relatos de casos, opiniões, atualização em exames e novidades terapêuticas. E uma via que facilita a interação entre os serviços credenciados e que deve ser estimulada por todos!

Residentes, participem e se unam a SBU!

 


ARTIGO COMPLETO em PDF