INFORMAÇÃO PARA AUTORES

 

I. FORMATO


II. ESCOPO


Urologia geral
Uro-oncologia
Uro-pediatria
Próstata
Infecções/DST

Medicina sexual
Reprodução humana
Uro-pediatria
Uro experimental
Urologia feminina

Cir. minimam invasiva
Transplante renal
Uro patologia
Uro neurologia

III. PROCESSO DE AVALIAÇÃO


IV. TIPOS DE PUBLICAÇÃO


  • Artigos originais
  • Artigos de revisão
  • Relatos de caso
  • Imagens em urologia
  • Vídeos*
l

REGRAS DE PUBLICAÇÃO

x


Os manuscritos devem ser escritos em português. Uma carta de submissão assinada por todos os autores deve acompanhar cada manuscrito Esta carta deve conter: a)- que artigo ou porção deste não foi previamente publicado ou não está sob consideração de uma outra revista, b)- que todos os autores contribuíram para o material submetido à publicação e que todos leram e aprovaram a versão fi nal do manuscrito, c)- que os autores não têm incentivo financeiro associado a esta publicação, d)- que está indicada a fonte de f nanciamento extra-institucional por companhias comerciais, e)- que o estudo foi revisado e aprovado pelo Comitê de Ética da instituição, f)- Uma informação de que não há plágio (Eu (nós) declaramos que todo o material enviado para publicação é um trabalho de minha (nossa) autoria e não há plágio). Após ser aceito para publicação, o manuscrito tornar-se-á propriedade do RECET.

CONFLITO DE INTERESSES – Qualquer confl ito de interesse, principalmente acordos financeiros com companhias cujos produtos são aludidos no artigo devem ser claramente demonstrados no texto. Se aceito, essa informação deverá ser contida no final do manuscrito. Os requerimentos para os autores e as regras gerais para a preparação dos manuscritos submetidos ao RECET estão de acordo com o “Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals (International Committee of Medical Journal Editors. Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals. Ann Intern Med, 126: 36-47, 1997).” Uma versão eletrônica do “Uniform Requirements” está disponível em vários websites, incluindo o“International Committee of Medical Journal Editors web site: www.icmje.org.”

Em resposta às preocupações dos editores de jornais médico-científi cos com a ética, qualidade e seriedade dos artigos publicados, um comitê de ética em publicações (“Committee on Publication Ethics-COPE”) foi estabelecido em 1997 e uma diretriz foi publicada. O RECET segue a diretriz COPE. O Editor encoraja fortemente os autores a lerem cuidadosamente essa diretriz antes de submeter um manuscrito para publicação (www.publicationethics.org.uk/guidelines).

REVISÃO DE MANUSCRITOS – Todas as submissões estarão sujeitas a revisão editorial. Tipicamente, cada manuscrito é enviado de forma anônima pelo editor para pelo menos dois revisores. Se o editor receber revisões inconclusivas ou conflitantes, o manuscrito será enviado para mais um ou dois revisores antes da decisão fi nal do Editor. Caso seja necessário, uma análise estatística poderá ser solicitada a um estatístico pelo corpo editorial da revista.

 

SEÇÕES


 

O RECET contém cinco sessões: Artigos de revisão, Artigos originais, Sessão de técnica cirúrgica, Sessão de Casos Clínicos, Sessão de radiologia e sessão de revisão de artigos. Os artigos deverão ser escritos em português. O resumo deve ser escrito em português, com uma versão em inglês.

Abreviações devem ser evitadas. Quando usadas, devem ser especifi cadas quando primeiro mencionadas. Expressões pouco usuais devem ser evitadas. A lista de abreviações deve ser informada no fi nal do manuscrito.

Cada manuscrito submetido a publicação deve ser acompanhado de uma página de capa contendo o título, autores e instituição. Deve-se informar um máximo de 6 palavras-chave. Estas devem ser idênticas ao “medical subject headings (MeSH)” que aparece no Index Medicus da National Library of Medicine (http://www.nlm.nih.gov/mesh/meshhome.html). Um dos autores deve ser designado como autor correspondente e o endereço completo, bem como os números de telefone e fax, além do E-mail devem ser informados.

 Caso haja algum suporte financeiro ao trabalho, o nome da instituição financiadora deve ser mencionado.

i

ARTIGO ORIGINAL

Artigos originais devem conter uma página de capa, resumo em português e em inglês, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Conclusões, Referências, Tabelas e Legendas e cada sessão deve ser iniciada em páginas separadas e numeradas consecutivamente. Artigos originais devem cobrir aspectos atuaisda urologia e estudos experimentais devem referir-se às Ciências Básicas aplicadas a urologia. O texto do manuscrito não deve conter mais do que 2500 palavras, excluindo o resumo. O número de autores deve ser limitado a 6. As referências não devem conter mais do que 30 citações e devem incluir os artigos mais importantes sobre o tema. Artigos não relacionados ao assunto devem ser excluídos.

i

SESSÃO DE RADIOLOGIA

Estes manuscritos deverão apresentar aspectos relevantes do diagnóstico por estudos de imagem, correlacionando-os com a patologia e com o tratamento.

i

ARTIGOS DE REVISÃO

Artigos de revisão poderão ser submetidos para a avaliação do Corpo Editorial. Um artigo de revisão é uma análise crítica e sistemática de um determinado tópico recente da urologia. Um resumo deve acompanhar o artigo.

i

TÉCNICA CIRÚRGICA

Estes manuscritos devem apresentar novas técnicas cirúrgicas ou instrumentos e devem ser divididos nas sessões: Introdução, Técnica Cirúrgica, Comentários e um máximo de 5 referências. Um resumo deve acompanhar o manuscrito. A técnica demonstrada
deve ter sido utilizada em pelo menos 5 casos e estes devem estar incluídos no manuscrito.

i

SESSÃO DE CASOS CLINICO-CIRÚRGICOS

Estes manuscritos devem apresentar situações clínicas ou cirúrgicas relevantes, a fim de se trazer ou consolidar nosso entendimento da gênese, história natural, fisiopatologia e tratamento de doenças.

ILUSTRAÇÕES


As ilustrações devem ser enviadas separadamente, no final do manuscrito.

  1. O número de ilustrações não deve exceder 10 por manuscrito,
  2. Cheque que cada figura está citada no texto.
  3. As legendas devem ser enviadas em páginas separadas.
  4. As legendas de ilustrações sobre histologia devem conter a técnica histológica utilizada e a magnificação final.
  5. O RECET encoraja a reprodução colorida das ilustrações quando apropriadas.
  6. Todas as ilustrações de histologia devem ser coloridas.

 

 

SUBMISSÃO ELETRÔNICA


 

1) Não misture as figures com o texto. Elas devem ser enviadas em arquivos separados, 2) Para a submissão eletrônica das fotografias:

Fotografias devem ser enviadas em arquivo TIFF (preferível) ou em arquivo JPG. A resolução deve ser de 300 dpi (“dots per inch”) no tamanho final. Se escaneada, as fotografias devem ser enviadas em resolução de 300 dpi, com 125 mm de largura, salva em arquivo TIFF e em escala de cinza.

TABELAS: As tabelas devem ser numeradas com numerais arábicos. Cada tabela deve ser enviada em uma única página e cada uma deve conter legenda. Numere as tabelas consecutivamente, na ordem em que surgem no texto.

REFERÊNCIAS: As referências devem ser numeradas de acordo com a sequência em que são mencionadas no texto. Elas devem ser identificadas no texto em números arábicos entre parênteses. Não inclua material não publicado ou comunicações pessoais na lista de referências.
Se necessário, os mencione no corpo do texto. Para abreviações dos nomes das revistas científicas, use a lista dos jornais indexados no Index Medicus. (http://www.nlm.nih.gov). Os autores devem apresentar as referências de acordo com os exemplos a seguir; os nomes de todos os autores devem ser incluídos; quando houver mais do que 6 autores, a lista dos primeiros 6 autores deve ser seguida de et al. Deve-se informar a página inicial e final das referências. Artigos publicados em periódicos:

  • Paterson RF, Lifshitz DA, Kuo RL, Siqueira Jr TM, Lingeman JE: Shock wave lithotripsy monotherapy for renal calculi. Int Braz J Urol. 2002; 28:291-301.
  • Holm NR, Horn T, Smedts F, Nordling J, de la Rossete J: Does ultrastructural morphology of human detrusor smooth muscle cell characterize acute urinary retention? J Urol. 2002; 167:1705-9.

LIVROS:

  • Sabiston DC: Textbook of Surgery. Philadelphia, WB Saunders. 1986; vol. 1, p. 25.

CAPÍTULOS DE LIVROS:

  • Penn I: Neoplasias in the Allograft Recipient. In: Milford EL (ed.), Renal Transplantation. New York, Churchill Livingstone. 1989; pp. 181-95.

O RECET tem o direito de rejeitar manuscritos com apresentação inapropriada, bem como propor modificações no texto original de acordo com a opinião dos Revisores e do Corpo Editorial.

OS EDITORES SUGEREM QUE, QUANDO SUBMETEREM OS ARTIGOS, OS AUTORES OBSERVEM AS DIRETRIZES

A SEGUIR. O manuscrito ideal não deve exceder 2500 palavras.

O Título deve ser motivador, e focar nos objetivos e conteúdo do manuscrito. A Introdução deve excluir informações desnecessárias. Ela deve descrever as razões e o objetivo do artigo.
Materiais e Métodos deve descrever como o trabalho foi realizado. Deve conter informações suficientes para que possa ser reproduzido por outros. Os métodos estatísticos devem ser especificados.
Os Resultados devem ser apresentados, sempre que possível, por tabelas e figuras. O conteúdo das tabelas não deve ser repetido no texto. A Discussão deve comentar somente os resultados do estudo, considerando a literatura recente pertinente.
Conclusões deve ser estritamente baseada nos resultados encontrados.
Referências devem conter não mais do que 30 citações, incluindo os artigos mais importantes no tópico estudado. Artigos não relacionados ao assunto devem ser excluídos.
O resumo deve conter um máximo de 250 palavras e deve seguir o estilo de Proposta, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusões. Deve-se focar nos principais aspectos do manuscrito. Os autores devem lembrar que o público primeiramente lê o resumo e somente lê o texto completo quando acham o resumo interessante.

 

LISTA PARA CONFERÊNCIA


Os autores devem observer a seguinte lista antes de submeter um manuscrito para o RECET

  • O artigo contém menos de 2500 palavras e um máximo de 6 autores.
  • Abreviações foram restritas às palavras que aparecem de forma sistemática no texto.
  • Termos genéricos foram usados para todas as drogas. Marcas devem ser evitadas.
  • Valores laboratoriais normais foram descritos entre parênteses quando inicialmente usados.
  • As referências foram apresentadas de acordo com os exemplos descritos na Informações aos Autores. As referências foram numeradas consecutivamente, seguindo a sequência que foram mencionadas no texto. Os nomes de todos os autores foram mencionados. Quando houver mais do que 6 autores, a lista dos primeiros 6 autores deve seguir de et al. A página inicial e final das referências devem ser descritas. O número de referências deve ser aquele informado na Instrução aos Autores.
  • A técnica de coloração e a magnificação final foram informadas para todas as ilustrações histológicas.
  • Ilustrações, tabelas e figures possuem legendas. Todas as tabelas e figuras referem-se ao texto e
    estão em páginas separadas. Também estão devidamente citados no texto.
  • Um resumo foi informado para todos os tipos de artigo. O comprimento do resumo tem um máximo de 250 palavras.
  • Foi fornecido o nome complete do autor correspondente com endereço completo, telefone, Fax e E-mail.
  • Está incluída uma carta de submissão, em que aponte as relações de interesse com companhias que estejam relacionadas ao tema do manuscrito (“disclosure”), assinada por todos os autores.
  • Os autores deveriam incluir permissão por escrito das Editoras para reproduzir ou adaptar ilustrações ou tabelas previamente publicadas.
  • Conflito de Interesse – Qualquer conflito de interesse, principalmente acordos financeiros com companhias cujos produtos são aludidos no texto deve ser claramente demonstrado no texto.
  • As fotografias foram fornecidas em arquivos TIFF ou JPG e salvos na resolução 300 dpi (“dots per inch”).
  • As fotografias deveriam ser escaneadas em 200 dpi, com 125 mm de largura, salvas em arquivos TIFF e em escala de cinza.