RECET Vol. 8 (1): 30-46 | 2022 

CAPA  |  RELATO DE CASO


 

Mayara L. Pereira (1, 2), Milena C. Perussolo (1, 2), Alan K. Magri (1), Leonardo P. Tavares (1), Marcela S. Cavalcanti (1), Andre M. de Oliveira (1, 2), Julio C. Foiatto (1)

(1) Departamento de Urologia Oncológica, Hospital São Vicente, Curitiba, PR; (2) Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR


 

RESUMO

 

Ganglioneuromas são tumores benignos e bem diferenciados, originados de células da crista neural e configuram cerca de 5% das lesões em glândulas adrenais. Seu diagnóstico é mais comum por volta dos 40 anos e geralmente são incidentalomas, devido à natureza assintomática. Além disso, geralmente, os exames laboratoriais não apresentam alterações, portanto, uma investigação adequada, incluindo exames como Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Cintilografia, se faz necessária para a avaliação diagnóstica. Neste relato, descrevemos o manejo de uma paciente jovem com diagnóstico de ganglioneuroma de adrenal direita e o procedimento cirúrgico ao qual ela foi submetida. De maneira oposta ao usual, houve manifestação de sintomas, o que contribui para que o caso seja ainda mais atípico.


 

CLIQUE NA CAPA PARA LER ARTIGO COMPLETO

Capa Edição 1 - 2016